PROBLEMA 2: CÉLULAS EM FORMA E MOVIMENTO

  1. A que você atribui essa variedade de formas? Será que a membrana plasmática é capaz de sustentar a forma de uma célula? Quais tipos de moléculas participam desse processo e como se distribuem? (para todos)

  1. As células eucarióticas sintetizam várias moléculas que precisam ser distribuídas para seus destinos finais. Como ocorre esse transporte? (para todos)

  1. Algumas células se movimentam por meio de pseudópodos com finalidades diferentes. Outras se locomovem através de cílios e flagelos. Nestes dois casos temos a participação de moléculas proteicas diferentes:

  1. Explique como ocorre a formação dos pseudópodos nas amebas e macrófagos e suas respectivas finalidades;
  2. Paramecium tem cílios, Tripanosoma cruzi e o espermatozoide têm flagelo. Como cílios e flagelos se organizam e realizam seus batimentos?

  1. Outros movimentos intracelulares, como a segregação de cromossomos durante a anáfase e a citocinese ocorrem devido a participação de filamentos diferentes do citoesqueleto. Explique essa diferença. (para todos).


Respostas

1.Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes. A forma recebe influência de diversos fatores externos, como a pressão de outras células que as deixam achatadas. Nos vegetais, a morfologia é limitada em razão da presença da parede celulósica conferindo angulosidades às células com aspecto romboédrico, enquanto nos animais a não existência da parede permite variados formatos. Alguns fatores importantes que definem as formas variadas das células:

Resultado de imagem para formas das celulas
Ação mecânica das células próximas –no momento em que as células estão formando tecidos, ou seja, bem próximas umas das outras, adquirem uma forma de poliedro.
Tensão superficial – as células concentradas e solitárias apresentam uma forma esférica.
Adaptação funcional – dependo da função da célula sua forma pode variar, ela pode adaptar a sua forma para cumprir determinadas funções.
Viscosidade do citoplasma – a forma da célula também depende da viscosidade do citoplasma, à medida que o citoplasma for mais viscoso, a célula também será mais consistente.
As moléculas que participam desse processo são açúcares, lipídios e proteínas.


2. Durante o processo evolutivo, as reações tornaram-se mais complexas e os organismos precisaram aumentar a eficiência da troca de nutrientes com o meio pela membrana plasmática. O transporte passivo (que não requer energia) é o movimento de substâncias na membrana sem o gasto de energia celular. Durante este tipo de transporte, os materiais se movem por simples difusão ou por difusão facilitada através da membrana, descendo seu gradiente de concentração. A água passa pela membrana em um processo de difusão chamado osmose.

 Resultado de imagem para transporte passivo









Em contraste com o transporte passivo, o transporte ativo (exigente de energia) é o movimento de substâncias através da membrana usando energia do trifosfato de adenosina (ATP). A energia é gasta para auxiliar o movimento do material através da membrana em uma direção contra o gradiente de concentração. O transporte ativo pode ocorrer com a ajuda de bombas de proteínas ou pelo uso de vesículas. Outra forma deste tipo de transporte é a endocitose, onde uma célula enrola materiais extracelulares usando sua membrana celular. O processo oposto é conhecido como exocitose. É aqui que uma célula exporta material usando o transporte vesicular.

Resultado de imagem para transporte ativo


3. (A) Amebas, são o unicelular pertencente ao filo sarcodino e ao reino protista. A célula se compõe de uma membrana delgada, uma capa semirrígida de ectoplasma granular de aspecto gelatinoso é um núcleo oval. As amebas se locomovem fazendo projeção nas organelas citoplasmática para fora do meio da célula servindo como meio de alimentação. A principal função dos macros fungos é realizar a fagocitose. Nesse processo a celular captura uma partícula solida, relativamente grande, através de prolongamento citoplasmáticos, chamado de pseudópodes. A partícula é então englobada e passa a entregar o citoplasma da célula.
C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\85504-073-2CD59CC0.jpg


3. (B) Cílios e flagelos são organelas celulares que são estruturalmente semelhantes, mas diferenciada com base em sua função ou comprimento. Os cílios são curtos e geralmente há muitos por célula. Por outro lado, os flagelos são mais longos e há menos por célula. Os padrões de batimentos das duas organelas podem ser diferentes, o movimento do flagelo muitas vezes é ondulante, enquanto os cílios se movem muitas vezes com movimentos tridimensionais.
C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\download.jpg



4. A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxas através do microtúbulos. Esse tipo de filamento é o que organiza o chamado fase de divisão celular. Nesse caso, inúmeros microtúbulos se conhecido como centrossomo e desempenham papel extremamente importante na movimentação dos cromossomos durante a divisão de uma célula. As cromátides irmãs são levadas para polos opostos da célula à medida que os microtúbulos se encurtam. A citocinese é a etapa em que o citoplasma é dividido nas células animais. Ocorre de fora para dentro comprimindo a célula no seu centro, até a célula se dividir ao meio.
C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\ABAAAhTWMAD-15.jpg
Fase anáfase onde as cromatinas irmão são colocadas em polos oposto célula pelos microtúbulos
C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\images.jpg
A citocinese é a etapa em que o citoplasma é dividido nas células A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Avaliativa