Atividade Avaliativa


PROBLEMA 1: O CASO DAS COBERTURAS DA SUPERFÍCIE CELULAR

1. O surgimento da primeira célula foi possível porque moléculas orgânicas e com capacidade replicativa foram delimitadas por uma barreira constituída por fosfolipídeos. Explique a relação entre as características destes fosfolipídeos e o seu comportamento na água que levou a formação da primeira membrana plasmática.
2. Todas as células são delimitadas por uma membrana plasmática lipoproteica que a separa do meio extracelular, entretanto existem algumas diferenças na composição dessa membrana a depender do tipo de célula ou organismo. Em relação aos três tipos de células, determinado para seu grupo, existe alguma especificidade relativa a composição da membrana plasmática em termos de tipos e concentração de moléculas presentes? Em caso positivo descreva-as. E em relação às funções?
3. Em algumas células, além da membrana plasmática estão presentes outros tipos de cobertura da superfície, como: parede celular, cápsula, glicocálice. Se as células do seu estudo apresentam alguma dessas coberturas compare a estrutura e funções dessas coberturas.
4. Algumas dessas células apresentam especializações, como: desmossomos, junções aderentes, junções compactas e microvilosidades. Caso as células do seu estudo apresentem uma ou mais dessas especializações descreva sua estrutura e função e comente sobre a importância evolutiva destas especializações.
5. A troca de íons e de pequenas moléculas entre as células de organismos multicelulares foi um passo importante para manutenção do equilíbrio do metabolismo, destes organismos. Como as células animais, vegetais e de fungos multicelulares solucionaram essa necessidade?


Respostas
https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/05/bicamada-fosfolipidica.jpg
1.Os fosfolipidios são moléculas anfipátias, ou seja, possuem parte da molécula que é hidrofílica e a outra parte que é hidrofóbica: Possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato (polar) ligado a uma cauda constituída por cadeias de ácidos graxos (apolares). Na membrana celular as cabeças polares ficam voltadas para o exterior e as caudas apolares para o interior.


Quando se misturam com água os fosfolipídios adotam espontaneamente a organização em bicamada as cabeças polares no exterior e as caudas apolares no interior. Este princípio de  auto agregação, na qual a união de estruturas complexas depende exclusivamente de propriedades físico-químicas de seus componentes moleculares, é característico dos sistemas As membranas celulares são elásticas e resistentes graças às fortes interações hidrofóbicas entre os grupos apolares dos fosfolipídios. Estas membranas formam vesículas que separam os componentes celulares do meio intercelular dois sistemas aquosos!

Fosfolipídios

Resultado de imagem para Trypanosoma

Resultado de imagem para hepatócito





Composição química de um único fosfolipídio

2. No gênero Trypanosoma há uma membrana ondulante que auxilia na locomoção. Próximo ao ponto de origem do flagelo, existe o cinetoplasto, organela que contém o DNA, capaz de se autoduplicar e que fica incluído no interior de uma longa mitocôndria de formato irregular que se estende ao longo da célula.







O parênquima apresenta comumente paredes primárias delgadas, porém, algumas vezes, as paredes podem se lignificar. Essas paredes primárias são constituídas por celulose, hemicelulose e substâncias pécticas, nas quais se encontram pontuações primárias com plasmodesmas, mostrando que os protoplasmas e se comunicam entre si. 
 Resultado de imagem para parênquima







No hepatócito a estrutura da membrana plasmática apresenta superfícies específicas diferenciadas morfológica, bioquímica e funcionalmente. Além do polo sinusoidal e do polo inter-hepatocitário, que constituem o domínio basolateral, há o polo canalicular e o apical. A superfície canalicular é revestida por microvilos. Eles se projetam para o interior do lúmen e possuem externamente um glicocálice e internamente uma rede de filamentos de actina e proteínas que constituem o citoesqueleto de sustentação




3.  São os hepatócitos as células responsáveis pelas funções biológicas do liquido, com a metabolização de algumas substancias (como álcool etílico, drogas, entre outras substâncias. O hepatócito também é responsável pela conversão de compostos não glicídios (Lactato Aminoácido e Glicerol) em glicose, por meio de um processo enzimático chamado gliconeogênese. Devida a presença das mitocôndrias em sua estrutura, a célula hepatócito é considerada uma célula eucarionte (célula Animal). Por ela ser uma célula animal, apresenta o glicocálice, uma cobertura de glicose lida em proteínas, com espessura de 10 e 20 nm, que envolve a célula e lhe proporciona proteção. Essa cobertura é constantemente renovada pela célula (célula hepatócito)
C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Dscn3586++.jpg

Link para uma animação em 3D explicitando a função e estrutura da célula hepatócito https://www.youtube.com/watch?v=KH-kDWlpFgs

4. São projeções da membrana plasmática em forma de dedo. As microvilosidade  ampliam a superfície da membrana plasmática, aumentando sua eficiência para as trocas de substância. As Células hepatócitos encontrasse no Rim, contem sua estrutura uma membrana com especialização de microvilosidade, que aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes. Essa função exercida pela microvilosidade trata de uma evolução da membrana plasmática. A função de absorção fornecida pela microvilosidade aumenta o transporte de nutrientes na corrente sanguínea, é essencial para saúde dos seres vivo.

C:\Users\cdvas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\citologia-e-membrana-celular-18-728.jpg
5. A troca de íons e pequena partículas foi resolvida com o desenvolvimento de mecanismos que facilitaram ou possibilitaram essas trocas, As substâncias podem atravessar a membrana plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos, respectivamente, como transporte ativo e passivo.

A membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídios presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog